terça-feira, 21 de junho de 2011

Doutores da rua - Ações que podem mudar a vida do próximo

O mendigo que bate na janela do carro e pede esmola pode sofrer da mesma pressão alta do motorista que fecha o vidro.

A hipertensão que prejudica ambos, no entanto, tem formas diferentes de ser vista. No morador de rua, ela é invisível, apesar de ser duas vezes mais incidente do que na população geral.

Para mudar isso e ajudar moradores de rua a ter mais saúde e qualidade de vida, Marivaldo, José Hilmar, José Carlos e Manoel dedicam um pouco do seu tempo andando pelas ruas de São Paulo para cuidar desses pacientes.



Na verdade, nenhum deles é médico. Eles se transformaram em doutores da rua porque também já dormiram ao relento, passaram frio e sabem que tudo fica em segundo plano, inclusive a saúde, quando não se tem casa para morar.

Todos viveram a experiência de viver nas ruas e hoje trabalham para ajudar sem-tetos a cuidar da saúde e prevenir doenças.

O trabalho consiste em andar pelas ruas e simplesmente conversar com os moradores de rua. Escutar suas histórias e problemas. Depois, eles fazem uma ficha médica e os convencem a ir ao posto médico ou ao hospital. Muitos sem-tetos passam pela primeira consulta de suas vidas.

É uma forma de ajudar a reinserir essas pessoas na sociedade. As pessoas não olham para os moradores de rua. Eu também não reparava neles até me tornar um. Eles também precisam cuidar da saúde, mas tem vergonha ou medo de procurar os hospitais. Sem casa, eles não têm com quem conversar, não sabem como pedir ajuda. Cuidar da saúde é um primeiro passo para ajudá-los a reconstruir a vida”, afirma um dos agentes de saúde, que depois que conseguiu sair das ruas, voltou a estudar e hoje faz faculdade de Assistência Social.

Algumas pessoas dedicam o pouco que sabem para fazer do mundo um lugar melhor. 

O que você faz?

Fonte: 365diasqueacalmaramomundo.zip.net

Um comentário:

  1. Trabalho sensacional. Só uma pergunta que tenho a fazer (inclusive pra mim):
    - Todos teremos de virar mendigos pra saber o que eles passam e assim querer ajudá-los (ajudar-nos)?

    ResponderExcluir