quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sustentabilidade do tempo

Nós perdemos tempo, gastamos tempo e tentamos futilmente gerencia-lo melhor. "Tempo é dinheiro", declarou Benjamin Franklin, e muitos parecem realmente decididos a maximizar o valor do tempo, produzindo - e consumindo - mais e mais ao longo do tempo. Nossa experiência de tempo está bastante condicionado em quantas escolhas nós sentimos que temos ao longo do dia. Quando se pergunta sobre qual a parte mais difícil em viver sustentavelmente, muitos dizem que é não ter tempo suficiente. Conseguir descobrir o que está roubando seu tempo é essencial para você ter mais tempo para os outros à sua volta e para você. Melhora a sua qualidade de vida e a dos outros a sua volta (sua comunidade!). Ainda acha que gestão de tempo não tem a ver com sustentabilidade?


Algumas dicas para otimizar seu tempo para uma vida mais sustentável:

1. Abra mão da perfeição e foque em ser humano: Uma pessoa perfeccionista quer tudo do jeito que imaginou que ficaria. Quer tudo perfeito. E isso leva tempo. Leva muito tempo. E energia! Deixar as coisas da melhor forma possível pode ser suficiente muitas vezes. 

2. Encontre algo construtivo para aliviar o estresse: diminuir o ritmo é sempre muito produtivo. Quem sabe uma volta no quarteirão ou tirar aquela bicicleta da garagem? Ler aquele livro que ainda está na embalagem ou começar a praticar algum esporte são outras alternativas. Desenvolva atitudes mais saudáveis, evite fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, procure socializar! Estabeleça seu horário de descanso, a "hora do reabastecimento" (bater um papo, fazer um lanchinho, etc).

3. Mantenha um caderno de anotações para to-dos e ideias. É importante manter em mente o que você tem que fazer ao longo do dia. Escrever ideias que você tem ao longo do dia economiza o tempo que você irá perder tentando lembrá-las quando for necessário. Tenha certeza de que tudo está em um lugar só, porque não adianta você ter dez listas do que você precisa fazer e não sabe onde está. Cheque se tudo está sendo realizado. Dessa forma você sente a satisfação da realização e garante que não vai esquecer de fazer algo. Saiba onde estão suas coisas.

4. Delegar tarefas: depositar confiança em pessoa(s) que você acha ser(em) capaz(es) de realizar alguns detalhes do dia é importante. Ensinar o irmão mais novo a tirar a mesa, a arrumar o quarto. Ensinar o membro da sua equipe a preencher a base de dados, a utilizar determinado programa. O tempo que é gasto ensinando essas pessoas agora será economizado no futuro, porque você não terá que fazer tudo sozinho(a).

5. Priorize e esteja bem se não fizer tudo: às vezes você está fazendo uma atividade e lhe pedem ajuda em alguma outra coisa, ou um amigo precisa conversar. É necessário saber quando dizer não. Aprenda também a encerrar uma conversa. O telefone é um grande inimigo do tempo. Reduza as interrupções. É uma balança difícil, e demora a aprender. Mas o mais importante é visualizar seus objetivos de longo prazo, e ter certeza que está-se priorizando as atividades que vão lhe levar até lá.

6. "Calendarize": descubra a parte do dia que você tem maior rendimento e aproveite para focar nas atividades que exigem maior energia. Mantenha sua agenda em dia, dessa forma fica mais difícil esquecer compromissos e aniversários. Aprenda a ter controle das suas atividades, avalie quais das suas atividades diárias você não tem controle e tente aumentar esse poder ao máximo.

7. Aproveite o tempo de deslocamento e viagens. Leve consigo relatórios que precisam ser lidos, formulários à preencher, e assim por diante. Tenha cuidado ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Não se atrase! Lógico que com o trânsito de Recife, eu sempre levo um livro para todos os locais nos quais sei que terei de esperar. Mas o atraso é considerado por muitos um descaso com o horário do outro, sem desculpas. Faça as coisas dentro dos prazos, principalmente se a tarefa parece desagradável, resolva-a logo no começo do dia, não perca tempo se preocupando com ela. Se for necessário, divida-a em tarefas menores e elabore um fluxograma para entendê-la melhor. Quando se lida com outras pessoas, o ideal é definir prazos claros. O auto-conhecimento é essencial para você cumprir com as responsabilidades, faz com que você analise todos os seus compromissos antes de assumir um novo.

8. Leia menos, porém melhor. Sublinhe as palavras ou frases fundamentais a entender o contexto. Faça anotações. Leia os artigos que lhe interessam de verdade, procure ler resumos do que não for muito importante, bloqueie informações irrelevantes, faça a triagem do material que recebe. Muito tempo é gasto abrindo-se todos os e-mails da caixa de entrada. Saiba jogar fora todo o lixo (eletrônico ou não) antes de começar a trabalhar. Para alguns, não se dê nem ao trabalho de abrir. 

9. Use o bom senso, evite procrastinar. Muitas pessoas se queixam: 

- Ah, eu não trabalhei esse fim-de-semana e tenho que entregar a planilha na segunda-feira, estou me sentindo culpado

Deixar tudo para depois e não priorizar o que é mais importante é o principal erro das pessoas que agem assim. Ficar mais alguns minutos no facebook ou no twitter é o perigo mais comum. Estabeleça um tempo provável que você se dedicará às atividades e procure respeitar esse tempo. Um despertador geralmente funciona para os mais dispersos. Procure conhecer seus vícios e avaliar como livrar-se deles. Faça sempre uma auto-avaliação do que pode ser melhorado, onde você perdeu mais tempo durante a semana, era necessário perder esse tempo? Tenha sempre em mente a relação custo-benefício.

"Cada um de nós tem o mesmo número de segundos para usar da forma que achar melhor, mas nem todos os usam em seu benefício e nem todos investem neles com sabedoria"

Você tem gerenciado seu tempo? Ou ele tem gerenciado você?

Fonte: Como administrar seu tempo - Marc Mancini (Você s/a, Coleção Densenvolvimento Profissional)