sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trânsito e Sustentabilidade

Dando continuidade ao tema que iniciamos na postagem anterior, recebemos a postagem de uma de nossas colaboradoras sobre a sustentabilidade no trânsito.

Mas o que o trânsito tem a ver com sustentabilidade?

Tudo! O trânsito é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases na atmosfera, especialmente o carbono nas grandes cidades brasileiras e responsável pelo consumo da metade do petróleo utilizado no País. Gera também um elevado nível de estresse, já que cada vez mais tempo parados em congestionamentos, a velocidade média dos carros na cidade de São Paulo caiu de 30 km/h para 25 km/h. No pico da tarde, a velocidade cai para 15 km/h. A desorganização do trânsito e das ruas ajuda a aumentar o número de acidentes. É evidente a competição entre carros, motos, bicicletas e pedestres. Aqui tentaremos encontrar algumas alternativas que contribuem para uma boa educação no trânsito e por conseqüência reduzem a emissão de gases poluentes.


Você Motorista:
  • Dê carona, quanto mais pessoas no carro, menos veículos nas ruas, menos gases lançados no ar, você ainda poderá economizar no combustível!
  • Ter um carro é questão de necessidade, já que em muitas cidades o transporte público não atende a demanda, mas você sabia que no site do Ibama há um ranking de veículos que são menos poluentes? Antes de comprar sua viatura dê uma olhada: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php
  • Respeite a sinalização e lembre que todo aumento de velocidade também é aumento de consumo.
  • Manter checagens e revisões em dia não é frescura, é necessidade. Um carro em bom estado consome menos combustível e diminui o desgaste das peças. Essa “vida útil” maior do seu possante também faz com que você economize (e o meio ambiente agradece).
  • Não estacione em locais proibidos e principalmente onde tem o acesso para pessoas deficientes. Bloquear passagens também contribui para formação de engarrafamentos.

Motoqueiros, entendam que todos tem o mesmo direito de chegar ao local desejado em tempo hábil, por possuírem veículos menores, vocês se espremem entre os carros para avançar. Isso gera multa e aumento de acidentes, conseqüentemente engarrafamentos, na reportagem do NE10 vemos a gravidade e quantidade de mortes causadas por simplesmente falta de educação e paciência.


Você Pedestre, Usuário de transportes públicos e Ciclistas:
  • É comum reclamarmos que os veículos não respeitam os transeuntes, mas você sempre utiliza as faixas de pedestres? As calçadas? Passarelas? Ou se arriscam a atravessar vias em locais que são mais cômodos para você? Você Ciclista deixa o pedestre passar? Respeita o sinal de trânsito? Utilizam as ciclovias? Essas perguntas se fossem respondidas afirmativamente muito do caos existente, não haveria.
  • Os coletores de lixo são para serem utilizados, não são enfeites, caso não os encontre na rua, ou no transporte público guarde o lixo para depositá-lo quando encontrar o local adequado, jogar pela janela com veículo em movimento dá multa e atrapalha os outros motoristas, sua cidade é a extensão da sua casa, cuide dela.


Nós Cidadãos:
  • Temos todo o direito de protestar e exigir mudanças e alternativas para um trânsito mais seguro e “limpo”, só que primeiro temos que mudar nosso estilo de vida, modo de pensar e parar de depositar toda a culpa e ação no governo. Temos que passar a fazer nossa parte, como alertar quem joga lixo nas ruas que existe o local apropriado para o que “não serve” mais chamar atenção para a falta de gentileza onde há pessoas idosas em pé e jovens sentados no ônibus respeitar as passeatas que geralmente protestam por melhores condições de vida e geralmente você está sem paciência em escutar e esperar passar, reflita que essas pessoas também estão lutando pelo seu direito de ter uma vida melhor.
  • No simples ato de respeitar as leis de trânsito e fazer o mínimo todos os dias, teremos mais tempo para tudo.


Pelo Caminho....

O Avanço tecnológico nos ajudará a conseguir o equilíbrio entre a mobilidade e a sustentabilidade, já é fato que os transportes do futuro serão de energia limpa. Cabe a nós, enquanto esse futuro não chega, tomar medidas de preservação do meio e da vida.

Colaboradora
Polyanna Cintra

terça-feira, 7 de junho de 2011

Você já parou para pensar se realmente vale a pena se deslocar de carro nos dias de hoje?

Pensando nisso, a ONG SOS Mata Atlântica criou um projeto "Quem Chegam primeiro".

Funciona assim: Pessoas partem de um ponto comum e com o MESMO destino, no horário de pico, em meios de transporte diferentes (moto, bicicleta, ônibus, metrô e carro). Independente do meio utilizado, todos os participantes devem respeitar as regras de trânsito. O trajeto foi de 15 quilômetros. Os participantes sairam no mesmo horário. O carro ficou em último lugar. Os mais rápidos foram o motociclista e a bicicleta.

Andar de carro está cada vez mais complicado
Os voluntários do projeto afirmam: "Precisamos pensar em maneiras de melhorar o trânsito. Em São Paulo, andar de carro está muito complicado. Um meio de transporte que era pra ser o mais rápido é o mais devagar graças aos congestionamentos. Além de poluir o meio ambiente e estressar as pessoas, andar de carro não está compensando." Será que é somente em São Paulo??

O problema é só a quantidade de carros e a falta de infra-estrutura??

E se as pessoas...
não buzinassem sem necessidade
não ultrapassassem o sinal amarelo
não fechassem os cruzamentos
tivessem mais paciência?

A Seguradora Porto Seguro criou o
movimento Trânsito mais Gentil
A fim de estimular a reflexão sobre o assunto, a Seguradora Porto Seguro criou o movimento "Trânsito mais Gentil"

Os criadores da iniciativa afirmam: "Queremos sensibilizar as pessoas quanto à importância da tolerância e da gentileza no trânsito. É uma mudança de atitude. Quando você muda, a cidade muda. A idéia é resgatar a cidadania dos motoristas”. O site possui ações de conscientização e vídeos engraçados sobre o assunto. 


O assunto está dando o que falar, e a Fiat também entrou na brincadeira! Programas de Educação no Trânsito desenvolvidos para jovens e adultos servem como ferramenta para conscientizar pedestres, passageiros e futuros motoristas sobre a importância de atitudes cidadãs e voltadas para o bem-estar da coletividade. 

O Direção Segura, atual programa de educação no trânsito desenvolvido pela empresa, compromete-se à difusão de conhecimentos capazes de gerar novas atitudes e comportamentos ao volante. O site possui algumas dicas sobre comportamento no trânsito.

É fácil culpar as autoridades, as leis ou os outros pelo caos no trânsito. Mas cada um precisa perguntar honestamente o que pode fazer para melhorá-lo. O mais provável é que você descubra que as mudanças que precisa fazer são tão simples como ser mais educado, gentil e respeitar o outro. Se todo mundo descobrir isso, pode acreditar que teremos um trânsito mais sustentável.

Multimídia: