terça-feira, 7 de junho de 2011

Você já parou para pensar se realmente vale a pena se deslocar de carro nos dias de hoje?

Pensando nisso, a ONG SOS Mata Atlântica criou um projeto "Quem Chegam primeiro".

Funciona assim: Pessoas partem de um ponto comum e com o MESMO destino, no horário de pico, em meios de transporte diferentes (moto, bicicleta, ônibus, metrô e carro). Independente do meio utilizado, todos os participantes devem respeitar as regras de trânsito. O trajeto foi de 15 quilômetros. Os participantes sairam no mesmo horário. O carro ficou em último lugar. Os mais rápidos foram o motociclista e a bicicleta.

Andar de carro está cada vez mais complicado
Os voluntários do projeto afirmam: "Precisamos pensar em maneiras de melhorar o trânsito. Em São Paulo, andar de carro está muito complicado. Um meio de transporte que era pra ser o mais rápido é o mais devagar graças aos congestionamentos. Além de poluir o meio ambiente e estressar as pessoas, andar de carro não está compensando." Será que é somente em São Paulo??

O problema é só a quantidade de carros e a falta de infra-estrutura??

E se as pessoas...
não buzinassem sem necessidade
não ultrapassassem o sinal amarelo
não fechassem os cruzamentos
tivessem mais paciência?

A Seguradora Porto Seguro criou o
movimento Trânsito mais Gentil
A fim de estimular a reflexão sobre o assunto, a Seguradora Porto Seguro criou o movimento "Trânsito mais Gentil"

Os criadores da iniciativa afirmam: "Queremos sensibilizar as pessoas quanto à importância da tolerância e da gentileza no trânsito. É uma mudança de atitude. Quando você muda, a cidade muda. A idéia é resgatar a cidadania dos motoristas”. O site possui ações de conscientização e vídeos engraçados sobre o assunto. 


O assunto está dando o que falar, e a Fiat também entrou na brincadeira! Programas de Educação no Trânsito desenvolvidos para jovens e adultos servem como ferramenta para conscientizar pedestres, passageiros e futuros motoristas sobre a importância de atitudes cidadãs e voltadas para o bem-estar da coletividade. 

O Direção Segura, atual programa de educação no trânsito desenvolvido pela empresa, compromete-se à difusão de conhecimentos capazes de gerar novas atitudes e comportamentos ao volante. O site possui algumas dicas sobre comportamento no trânsito.

É fácil culpar as autoridades, as leis ou os outros pelo caos no trânsito. Mas cada um precisa perguntar honestamente o que pode fazer para melhorá-lo. O mais provável é que você descubra que as mudanças que precisa fazer são tão simples como ser mais educado, gentil e respeitar o outro. Se todo mundo descobrir isso, pode acreditar que teremos um trânsito mais sustentável.

Multimídia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário