sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fazendo o mesmo, pensando diferente

Segundo especialistas em mudanças climáticas, os clubes são um dos principais consumidores de energia do planeta. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.









Além da imensa inovação criada, todos  os clientes presentes que comprovarem ter ido a pé até lá , de bicicleta ou de transportes públicos recebem entrada gratuita.

Outra tendência é o design verde, na arquitetura moderna, como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva. 



E quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d'água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes. 



Quando se trata de material de escritório, falar em sustentabilidade chega a ser desperdício: Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos. Você pode comprar no mercado livre!

 

domingo, 31 de julho de 2011

A vida é curta. Curta!

Uma carreira sustentável e de sucesso depende do equilíbrio profissional e pessoal. Desacelerar, portanto, é uma decisão que não só tende a proporcionar uma sensação psicológica de bem-estar como também pode contribuir para a preservação da própria saúde.

Os esforços por uma vida melhor e mais saudável poderão ser inúteis, se a cultura da velocidade não for revista. No pensamento moderno, o tempo é uma riqueza que está escasseando, como o petróleo ou a água. E a sensação de falta de tempo é uma doença crônica, sem remédio.

Não estamos falando em deixar de trabalhar ou apresentar menos resultados. Estamos falando em qualidade. A necessidade de divisão estratégica do tempo, para que nenhuma das prioridades sejam prejudicadas. Acredito que todos conhecem a matriz Urgente-Importante. O ideal seria estar sempre no loco 2, planejando para prever o que pode vir a ser urgente. Mas quantos conseguem de fato separar o que é importante do que é não importante?




A tecnologia tem nos impedido de viver cada momento intensamente. A necessidade de se informar a cada segundo e de ter total foco na carreira com a preocupação de entrega de resultados para ter sucesso, não é uma situação sustentável, já que prejudica familiares e amigos, corpo e saúde. Um comercial na Tailândia fala justamente da necessidade de desconectarmos para conseguirmos nos conectar.




Controlar o tempo, uma ambição humana tão antiga quanto os povos remotos, ganhou na Itália um novo significado. No país, começou uma experiência inovadora, considerada uma das saídas para a salvação do planeta: diminuir o ritmo, ir mais devagar, com calma. A ideia do movimento que está se espalhando pelo mundo, "cidades do bem viver", é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida.

A alguns quilômetros da cidade de Greve In Chianti, a brasileira Jussara Perez, junto com o marido, se beneficiou das leis de incentivo para cultivar a terra. O casal abandonou a vida em Florença há 11 anos e investiu no agroturismo, um hotel-fazenda com produção agrícola. Tudo é orgânico e ecológico. Até a piscina tem sal no lugar do cloro. 

A lentidão é uma regra constante da família de Jussara. Comer com consciência do que você está comendo, viver o momento presente. Você está aqui, você curte, respira. Se você está bebendo, beba. Se você está comendo, coma. Se você está caminhando, caminhe. Você tem que ter consciência de cada coisa do que você esta fazendo. Isso é slow, porque é parar", diz a dona do hotel-fazenda.


Teste aqui se você precisa desacelerar o ritmo da vida!


Fontes: globo e vida trainee