terça-feira, 19 de abril de 2011

Raízes Sustentáveis

Pensar, agir e ser sustentável é ter a visão de que cada ação individual ou coletiva afeta um todo muito maior, tanto em espaço, como em tempo. Sustentabilidade implica o conhecimento e a percepção construtiva do mundo em que vivemos, aproveitando os recursos sem danificar e nem comprometer o meio ambiente para as próximas gerações. São as raízes que dão base para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Agentes sustentáveis, invariavelmente, tornam-se agentes de mudança. Isso porque a sustentabilidade exige inovação e criatividade, a ponto de transformar o simples e o natural em soluções e oportunidades para problemas e necessidades vigentes. Ser sustentável requer um equilíbrio. É a capacidade de balancear, de maneira igualitária, recursos, produção e consumo. Otimizar custos, materiais e aperfeiçoar os recursos humanos. Diante disso, nos deparamos com as questões ambientais, sociais e econômicos. Esses três vieses não deixam de se comunicar e ligam a sustentabilidade ao mundo corporativo, à sociedade e ao nosso dia a dia, proporcionando maior senso de justiça e sensibilidade social.


Uma construtora/indústria, por exemplo, necessita de materiais, trabalhadores e recursos monetários. Agindo de maneira sustentável, ela poderá aperfeiçoar e melhorar seu trabalho. O material utilizado pode ser reaproveitado, reciclado e reduzido, ou seja, otimizado. A diminuição do consumo de energia usada durante o processo produtivo também aparece como um importante ganho sustentável. Essas atitudes diminuem os custos da corporação, o que a permite investir em outros segmentos e/ou aprimorar seus produtos. Consequentemente, além do retorno financeiro, a agressividade ao ambiente será minimizada o que fará com que a corporação tenha mais autonomia e abrangência no mercado, se desenvolvendo. Seu crescimento exigirá cada vez mais captação de mão de obra. Mais pessoas trabalhando significa a movimentação da economia. Assim, chegamos ao ponto abordado algumas linhas acima: ambiente, sociedade e economia interligados, todos trabalhando com suas raízes fincadas na sustentabilidade.

E não é só do meio industrial e corporativo que vive a sustentabilidade. Ela está na culinária, moda, geração de energia, turismo, eventos, transportes e tantos outros meios em que o ser humano esteja inserido. O individuo social, comprometido ao enraizamento sustentável, tem conhecimento da coleta seletiva do lixo, do uso de tetos solares, dos combustíveis menos poluentes, e no próprio dia a dia, trocando o carro pela caminhada saudável, responsabilizando-se pelo lixo consumido e tantos outros. Assim, pensando e sendo agente transformador.

As raízes “sustentálicas” que nos fincam no chão, possibilitam o desenvolvimento em toda sua concepção de ser. Nos torna conscientes, comprometidos e, principalmente, agentes de mudança diante uma sociedade que necessita cada vez mais de vínculos saudáveis junto ao planeta. O olhar sustentável nos coloca em uma relação cíclica e saudável entre o planeta e a sociedade, contribuindo para que alcancemos os topos mais altos de desenvolvimento e, consequentemente, fortalecendo cada vez mais nossas raízes, nossa vida, nosso futuro.

Colaboradora:
Méle Dornelas - Publicitária