sexta-feira, 8 de julho de 2011

Empresário cearense desenvolve o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar


Não tem mais volta. As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.

O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.



Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. “Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo”, esclarece.

Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um “avião” – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.


Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: “As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar”.

O inventor explica que a ideia nasceu em 2001, durante o apagão. Naquela época, suas pesquisas mostraram que era possível oferecer alternativas ao caos energético. Ele conta que a caminhada foi difícil, em função da falta de incentivo – o trabalho foi desenvolvido com recursos próprios. Além disso, teve que superar o pessimismo de quem não acreditava que fosse possível desenvolver o invento. “Algumas pessoas acham que só copiamos e adaptamos descobertas de outros. Nossa tecnologia, no entanto, prova que esse pensamento está errado. Somos, sim, capazes de planejar, executar e levar ao mercado um produto feito 100% no Ceará. Precisamos, na verdade, é de pessoas que acreditem em nosso potencial”, diz.

Reportagem na íntegra: http://www.funverde.org.br

terça-feira, 5 de julho de 2011

Energia Sustentável

Às vezes, as pessoas confundem o termo “energia” com geração de “eletricidade”. Eletricidade é apenas um tipo de energia. Nas ultimas décadas, a eletrificação das comunidades rurais tem sido vista ocasionalmente como a resposta para as suas necessidades de energia. Entretanto, devido ao desenvolvimento tecnológico, agora há outros sistemas de energia que podem ser implementados mais rapidamente e oferecem às comunidades aquecimento, iluminação e combustível para as máquinas.
O acidente nuclear provocado pelo terremoto no Japão e a guerra civil na Líbia devem acelerar o movimento de expansão da energia renovável no mundo, de acordo com especialistas ouvidos pela Agência Estado. A necessidade de melhoria nas condições de segurança das usinas nucleares irá elevar os custos e tornar a energia nuclear muito cara, possibilitando que novas fontes renováveis sejam utilizadas.Enquanto a energia eólica não é uniforme e a solar é mais cara, a biomassa pode ser considerada se houver um suprimento regular garantido", afirma especialista.
A escolha de outras opções de energia deve estar baseada num levantamento comunitário dos seus usos, necessidades e oportunidades de energia. Há três questões fundamentais a serem consideradas em relação ao uso de energia para que ela seja sustentável:

Abastecimento – em alguns lugares, as pessoas não têm acesso à energia de que precisam. Elas devem decidir se a energia gerada a partir de combustíveis fósseis ou de recursos renováveis é melhor para o futuro da sua comunidade.

Eficiência – às vezes, as pessoas não usam sua energia da forma mais eficiente possível, o que causa pressão no abastecimento de energia. Isto geralmente exige a conscientização dentro da comunidade sobre a necessidade de se utilizar a energia de forma eficiente. Os membros da comunidade poderiam ser incentivados a usar ou projetar equipamentos que os ajudem a utilizar a energia de forma mais eficiente.

Conservação – alguns de nós estamos tão acostumados a ter energia sempre que precisamos,que a desperdiçamos. Em alguns lugares, as pessoas que têm eletricidade, um veículo ou ar condicionado podem deixá-los funcionando mesmo quando eles não são necessários. Mesmo que a energia seja gerada de forma “limpa”, esta questão precisa ser trabalhada. A necessidade de conservar energia é uma questão importante nos países do Hemisfério Norte, onde a maior parte da energia é usada. Os países do Hemisfério Sul devem estar cientes desta questão ao satisfazerem sua crescente demanda de energia.

         O Brasil entrou no ranking dos 15 países mais atraentes para investimentos sustentáveis, feito pela Ernst & Young. Isso mostra que nós estamos mudando, apesar de toda dificuldade. O Brasil está caminhando para um futuro diferente e nós podemos ver isso.

Tipos de energias limpas no BrasilÍndice
Todas as energias renováveis48
Energia eólica50
Energia Solar42
Biomassa50
Geotérmica22
Infraestrutura47


Fontes: Agencia Estadão
Sustentabilidade Ambiental