sábado, 28 de maio de 2011

Para quem não foi ao show do Jack Johnson, não deixe de conhecê-lo!

Sim, esse é um post sobre Jack Johnson!

Neste sábado, o cantor havaiano faz show no Recife e pra quem conhece a figura de Jack Johnson sabe que ele é mais do que um músico comum querendo lucrar com as vendas de discos e com as turnês que faz pelo mundo.

Jack Johnson não foge de uma característica marcante da tribo dos surfistas: a preocupação com o ambiente. Ele tem todo um acompanhamento verde de sua turnê mundial. A parceria com organizações não-governamentais ligadas à proteção da natureza tem tanto destaque na página oficial da turnê quanto as datas e as fotos dos shows.

A ideia é levar aos lugares por onde Johnson passa a mensagem em defesa de hábitos mais saudáveis e que promovam equilíbrio entre o homem e o planeta. Para isso, o cantor criou a comunidade virtual All at Once. Por lá, dá para se cadastrar e receber dicas sobre vários temas, como mudanças climáticas, voluntariado, ativismo e educação ambiental.

São ações nos níveis individual (criar seu próprio jardim), comunitário (apoiar a agricultura sustentável e os hábitos saudáveis de alimentação) e mundial (optar por alimentos regionais ou embalagens livres de componentes plásticos). Também dá para compartilhar vídeos e discutir tópicos ligados ao tema.

Além de ser um ótimo cantor, é um artista eco-friendly. Ele está sempre promovendo a preservação do meio ambiente em  seus álbuns e clipes. O CD “To the Sea”, por exemplo,  foi gravado em estúdios com energia solar
.

E Johnson não parou por aí. Segundo o site TreeHugger, a turnê do CD foi um verdadeiro eco-tour. O cantor escolheu ônibus abastecidos com biodisel para realizar suas viagens. Entre uma cidade e outra, ele ainda promoveu a educação alimentar, incentivando o consumo de alimentos produzidos localmente, afinal, isso reduz a necessidade de transporte, diminuindo as emissões de CO2. Jack Johnson também incentivou a redução do uso de plástico
.

Em 2009, o cantor doou cerca de 1 milhão de dólares para a caridade e, em 2010, doou todo o cachê arrecadado em sua turnê.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Demanda por ‘profissionais verdes’ cresce a cada dia

Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. E você, o que tem feito?

A sustentabilidade está tornando-se cada vez menos uma opção e cada vez mais uma responsabilidade necessária. Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. A demanda por "profissionais verdes" está crescendo, segundo estudos da empresa de consultoria norte-americana Accenture e da Organização Mundial do Trabalho.

A atuação profissional sustentável, no entanto, vai além de simplesmente reutilizar papel no escritório ou abolir copos descartáveis. O mercado exige cada vez mais a formação multidisciplinar, com profissionais qualificados para atuar em equipe e com visão ampla da cadeia de negócios. Além de práticas socioambientalmente corretas, é necessário conhecimento para gerir os aspectos administrativos e empresariais.

Para representar, conectar e fortalecer a formação desse novo perfil profissional baseado na sustentabilidade foi criada a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

Ricardo Voltolini, autor do livro Conversa com Líderes Sustentáveis, entrevistou dez presidentes de empresas (entre elas a Natura, o Banco Santander, a Tetra Park e a Unilever) reconhecidos como profissionais engajados e dedicados à atuação sustentável.

Com base em pesquisa e nessas conversas, Voltolini identificou os cinco pontos em comum entre as empresas bem sucedidas na implementação da gestão empresarial com enfoque sustentável:  
  • Visão de oportunidades e não de riscos;
  • Inserção do conceito de sustentabilidade na cultura e valores da empresa;
  • Preocupação de escutar, informar e engajar os colaboradores interessados em sustentabilidade;
  • Comunicação clara do valor das boas práticas socioambientais aos diversos públicos (interno e externo);
  • Liderança apaixonada e dedicada ao tema, agindo como porta-voz e influenciando por intermédio do exemplo.