terça-feira, 24 de maio de 2011

Demanda por ‘profissionais verdes’ cresce a cada dia

Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. E você, o que tem feito?

A sustentabilidade está tornando-se cada vez menos uma opção e cada vez mais uma responsabilidade necessária. Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. A demanda por "profissionais verdes" está crescendo, segundo estudos da empresa de consultoria norte-americana Accenture e da Organização Mundial do Trabalho.

A atuação profissional sustentável, no entanto, vai além de simplesmente reutilizar papel no escritório ou abolir copos descartáveis. O mercado exige cada vez mais a formação multidisciplinar, com profissionais qualificados para atuar em equipe e com visão ampla da cadeia de negócios. Além de práticas socioambientalmente corretas, é necessário conhecimento para gerir os aspectos administrativos e empresariais.

Para representar, conectar e fortalecer a formação desse novo perfil profissional baseado na sustentabilidade foi criada a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

Ricardo Voltolini, autor do livro Conversa com Líderes Sustentáveis, entrevistou dez presidentes de empresas (entre elas a Natura, o Banco Santander, a Tetra Park e a Unilever) reconhecidos como profissionais engajados e dedicados à atuação sustentável.

Com base em pesquisa e nessas conversas, Voltolini identificou os cinco pontos em comum entre as empresas bem sucedidas na implementação da gestão empresarial com enfoque sustentável:  
  • Visão de oportunidades e não de riscos;
  • Inserção do conceito de sustentabilidade na cultura e valores da empresa;
  • Preocupação de escutar, informar e engajar os colaboradores interessados em sustentabilidade;
  • Comunicação clara do valor das boas práticas socioambientais aos diversos públicos (interno e externo);
  • Liderança apaixonada e dedicada ao tema, agindo como porta-voz e influenciando por intermédio do exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário