domingo, 31 de julho de 2011

A vida é curta. Curta!

Uma carreira sustentável e de sucesso depende do equilíbrio profissional e pessoal. Desacelerar, portanto, é uma decisão que não só tende a proporcionar uma sensação psicológica de bem-estar como também pode contribuir para a preservação da própria saúde.

Os esforços por uma vida melhor e mais saudável poderão ser inúteis, se a cultura da velocidade não for revista. No pensamento moderno, o tempo é uma riqueza que está escasseando, como o petróleo ou a água. E a sensação de falta de tempo é uma doença crônica, sem remédio.

Não estamos falando em deixar de trabalhar ou apresentar menos resultados. Estamos falando em qualidade. A necessidade de divisão estratégica do tempo, para que nenhuma das prioridades sejam prejudicadas. Acredito que todos conhecem a matriz Urgente-Importante. O ideal seria estar sempre no loco 2, planejando para prever o que pode vir a ser urgente. Mas quantos conseguem de fato separar o que é importante do que é não importante?




A tecnologia tem nos impedido de viver cada momento intensamente. A necessidade de se informar a cada segundo e de ter total foco na carreira com a preocupação de entrega de resultados para ter sucesso, não é uma situação sustentável, já que prejudica familiares e amigos, corpo e saúde. Um comercial na Tailândia fala justamente da necessidade de desconectarmos para conseguirmos nos conectar.




Controlar o tempo, uma ambição humana tão antiga quanto os povos remotos, ganhou na Itália um novo significado. No país, começou uma experiência inovadora, considerada uma das saídas para a salvação do planeta: diminuir o ritmo, ir mais devagar, com calma. A ideia do movimento que está se espalhando pelo mundo, "cidades do bem viver", é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida.

A alguns quilômetros da cidade de Greve In Chianti, a brasileira Jussara Perez, junto com o marido, se beneficiou das leis de incentivo para cultivar a terra. O casal abandonou a vida em Florença há 11 anos e investiu no agroturismo, um hotel-fazenda com produção agrícola. Tudo é orgânico e ecológico. Até a piscina tem sal no lugar do cloro. 

A lentidão é uma regra constante da família de Jussara. Comer com consciência do que você está comendo, viver o momento presente. Você está aqui, você curte, respira. Se você está bebendo, beba. Se você está comendo, coma. Se você está caminhando, caminhe. Você tem que ter consciência de cada coisa do que você esta fazendo. Isso é slow, porque é parar", diz a dona do hotel-fazenda.


Teste aqui se você precisa desacelerar o ritmo da vida!


Fontes: globo e vida trainee

Nenhum comentário:

Postar um comentário