quinta-feira, 23 de junho de 2011

Voluntariado. Pequenas ações valem mais que mil palavras



"Voluntários em todo o mundo têm vivido no anonimato, e pouco se sabe a respeito do impacto que suas atuações têm causado neles mesmos e na sociedade como um todo. Muitas pessoas ainda alegam falta de tempo e dificuldades de deslocamento, porém o avanço tecnológico também vem tornando possível a colaboração on-line de voluntários em diversas organizações. O serviço voluntário deixa de ser considerado uma alternativa somente para aqueles que desejam ocupar seu tempo ou para aqueles que procuram se dedicar à caridade.

Por meio do serviço voluntário, é possível consolidar a cidadania e contribuir para mudanças promovidas pela participação social. Lembrando que a cidadania não é apenas a exigência de direitos, mas cobrança de uma melhoria nas condições de vida e no ato de assumir deveres e papéis bastante definidos e comprometidos com o bem-estar social.

A exemplo disso, temos o Recife Voluntário, que tem como missão o estabelecimento de estratégias locais, como sensibilizações e mobilizações para o serviço voluntário, motivando o engajamento comunitário e empresarial em ações que visem contribuir com o exercício de uma cidadania consciente, solidária e comprometida com as causas sociais na Região Metropolitana do Recife."

Temos também O Movimento Pró-Criança (saiba mais) que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida e a conquista da cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco ou abandono, na Região Metropolitana do Recife.


Esse resgate acontece através de um trabalho interdisciplinar composto por atividades que integram família e comunidade na busca da inclusão social. As atividades são desenvolvidas em quatro segmentos que envolvem artes, apoio pedagógico, esporte e profissionalização.

E para mostrar esse avanço tecnológico no voluntariado apresentamos o projeto Doe Palavras que leva mensagens de apoio, esperança e força, mudando o dia-a-dia de mais de mil pacientes que fazem tratamentos de câncer no Hospital Mário Penna, em Belo horizonte (MG). A idéia é simples: qualquer pessoa pode enviar uma mensagem positiva através do site ou do twitter do projeto. Não é preciso mandar para um paciente específico. Depois, essas mensagens são selecionadas e exibidas em TVs dentro do hospital, em locais onde os pacientes mais precisam de força, como na sala de quimioterapia ou antes das cirurgias.

“O afeto é terapêutico para o câncer. Muitas vezes o que nossos pacientes mais precisam é escutar as palavras certas. Com o projeto queremos gerar um grande fluxo de mensagens do bem e levar toda essa força para dentro do hospital”, afirmam os organizadores do projeto.

Que tal doar palavras também? 
É simples, não custa nada e vai fazer um bem danado para quem precisa. (Participe!)


Fontes: http://365diasqueacalmaramomundo.zip.net/
- Voluntariado. Impacto na construção de uma sociedade melhor - projeto de conclusão realizado por Tatiana da Silva Lucas Tavares de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário