sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quando você termina de fritar aquela batata frita deliciosa, o que você faz com aquele óleo todo que fica na frigideira?

Joga fora na pia? Na descarga do vaso sanitário? No meio da rua? Nãããão!

Além de causar mau cheiro, quando depositado na rede de esgoto, o óleo aumenta as dificuldades no tratamento da água
, já que, na maioria dos casos, o esgoto é tratado antes de chegar aos rios.

A melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e levá-los às pontos de coleta. Veja aqui qual o ponto de coleta mais perto da sua casa: http://bit.ly/iZhorC

Por não se misturar com a água, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes e aquecimento do planeta (Revista Planeta Cidade)

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem a capacidade de poluir cerca de UM MILHÃO de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa durante QUATORZE anos! (Dados da SABESP)

Uma solução criativa é fabricar sabão de erva-doce, que não exige muito esforço e é barato de fazer. Já tem gente até criando fábricas deste produto.

Sabão de Erva-doce

Ingredientes:
5 litros de óleo usado e coado
1 copo americano de fubá
500 ml de detergente líquido de coco
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de água fervente
essência de erva doce

Modo de Preparo:
Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente. Devido à soda cáustica, é recomendado o uso de luvas.

Últimas notícias:
Governo discute regras para descarte adequado e reciclagem do lixo industrial (http://bit.ly/k0beJn)

"A casa de cada pessoa é o meio ambiente onde ela vive"

Nenhum comentário:

Postar um comentário