quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Importância do Voluntariado - Parte I

É prática comum da equipe deste blog convidar algumas pessoas para escrever para este espaço, seja abordando um tema alinhado com nossa proposta ou compartilhando alguma experiência pessoal marcante.

Para a primeira postagem desta semana, decidimos abordar o tema Voluntariado, cuja prática tem sido cada vez mais valorizada pelo mercado e que mantém uma ligação subjetiva com o tema Sustentabilidade, que dá norte a este blog. Divulgamos o depoimento de Thiago Fernandes, recifense que está há 3 anos trabalhando no Canadá. Ele foi participar de um intercâmbio promovido pelo governo canadense e está naquele país até hoje.

Acompanhem!


Eu só entendi a importância e a beleza do trabalho voluntariado após morar fora do Brasil. Trabalho voluntariado não quer dizer trabalho sem retorno. Talvez não um retorno financeiro, mas no mundo em que vivemos hoje, há outras formas de reconhecimento, felicidade e paz interior que dinheiro não pode comprar.
Primeiro, é importante lembrar da necessidade de voluntariado para a sociedade. Há várias pessoas na nossa comunidade que precisam de ajuda. E muitas vezes essa ajuda não é financeira, mas sim de uma palavra de conforto, alguém para conversar, ou uma força em um projeto que tenta criar um mundo melhor. 
Como eu sou apaixonado com crianças, um dos projetos que chamou minha atenção aqui no Canadá foi o Big Brother. E vale salientar que isso não tem nada a ver com o programa de TV. O projeto combina um adulto com uma criança que está passando por problemas ou não tem uma família que pode dar o suporte social que ela precisa. O que você precisa fazer? Passear ou visitar essa criança uma vez por semana. 
O projeto que eu participei é chamado Live, Work & Play, e ajuda crianças com problemas mentais a interagir com a socidade. Toda sexta-feira das 19h às 20h, vamos fazer uma atividade social que eles escolhem, como boliche, uma peça de teatro ou algum esporte. Ver essas crianças crescerem e virarem independente quando o mundo inteiro diz que eles nunca poderiam é uma recompensa que dinheiro nenhum poderia comprar. 
Mas por que voluntariar? Essa é uma maneira de você doar para a comunidade, de melhorar o espaço em que vivemos. Sozinho, governo nenhum pode transformar uma sociedade, mas quando cada um de nós contribue um pouco que seja, começamos a criar mudanças verdade. Fazer trabalho voluntário é uma maneira de você lembrar todos os dias, o quão privilegiado você é e o quão bem te fará fazer o bem. Por mais cliché que isso seja, eu aconselho cada um a fazer trabalho voluntário, tenho certeza que você vai tirar uma lição de vida seja qual for o trabalho voluntariado que você se envolva. Procure algo que te motive: meio ambiente, direitos dos animais, crianças, idosos, pobres, pessoas com problemas de saúde, marginalizados na sociedade, mulheres que sofreram violência sexual, etc. Essa é a sua chance de mudar o mundo.




Colaborador
Thiago Fernandes

Um comentário:

  1. Nossa! Onde a gente curte esse post?

    Ele conseguiu mostrar a ideia do trabalho voluntário mesmo...
    Acho que a sociedade tá muito ocupada com coisas que não trazem um retorno efetivo no que diz respeito à evolução saudável das relações humanas.
    O que importa é o que você pode comprar se fizer determinada coisa.
    E se esquecem que o que fica na memória não é o quanto custou, mas com quem você dividiu o momento e o que ele te trouxe de emoção.
    E isso a gente não compra, nem vende... Só se dá e recebe.
    E é aquela coisa, né? Ninguém muda o mundo sozinho, a coisa é colocar o seu tijolinho pra ajudar a construir uma coisa muito maior e mais forte, isso sim é mudar o mundo.

    Tô adorando esse blog! ;)

    ResponderExcluir