quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por que você é voluntário?



Muitas pessoas simplesmente não param para pensar sobre a motivação que os levaram a engajar-se em um trabalho voluntário. No geral, percebe-se que a doação de tempo e esforço é uma resposta a uma inquietação interior que é levada à prática e uma tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar a realidade, o que leva o indivíduo a lutar por um ideal ou comprometer-se com uma causa.

Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Qualquer um pode ser voluntário, basta boa vontade e responsabilidade! Pintar uma entidade, cadastrar doadores no computador, consertar computadores, ajudar na organização de um evento. Não importa o que você vai fazer, importa que faça de coração. Além disso, não é porque você está ajudando os outros que você será paparicado ou que seu trabalho não possa ser criticado.

O trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalismo que em uma empresa, se não maior. Existem regras a seguir, por mais meritória a causa, e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho.

Se identifique com o que você faz, contribua com o que você pode...

Em Lisboa (Portugal) um grupo de universitários está transformando o dia-a-dia de idosos! Os voluntários se transformam em netos de idosos que vivem sozinhos ou não têm muito auxílio da família. Uma vez por semana, eles dedicam um pouco do seu tempo para fazer companhia aos idosos. O pouco de atenção que esses jovens dedicam, é muito para idosos que muitas vezes nem saem mais de casa. Ajuda no combate à depressão e os jovens se sentem como se realmente tivessem adotado um amigo. “O que doamos é afeto”, afirma Paula Brito fundadora do projeto Adote um Amigo.

Se você tem algo para falar, eles estão lá para escutar. Este é o perfil dos voluntários que trabalham no Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização criada há 49 anos para prevenir o suicídio e dar apoio a quem precisa. Qualquer pessoa pode entrar em contato com a ONG, sem precisar se identificar, através do telefone (141), e-mail, chat online (www.cvv.org.br) ou pessoalmente. São 41 postos, cada um com cerca de 50 voluntários, em todos os estados do país. O serviço é 24h e gratuito. Os voluntários têm um simples trabalho: ouvir o outro. “O projeto nos ensina a importância de saber ouvir, com respeito e sem julgamento. Na maioria das vezes, a pessoa que liga para o 141 só quer ser ouvida e nós temos uma satisfação grande em escutar”, afirma um voluntário.

Você sabia que Angélica é voluntária da Movimento Pró-Criança?
Personalidades que são voluntários:
http://www.voluntarios.com.br/personalidades.htm

Quer ser voluntário e não sabe por onde começar?
Encontre uma entidade perto de você:
http://www.voluntarios.com.br/pesquisa.htm

Fonte: voluntarios.com.br / 365diasqueacalmaramomundo.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário